sexta-feira, 22 de novembro de 2013

A história do esmalte

Olá Apaixonadas!
Esse é o post de estréia do Paixão Esmaltesca, sejam bem-vindas! =)

Paixão por esmaltes - retirado da net

Pra começar, nada melhor do que conhecer a história do nosso objeto de paixão: o esmalte!
Até hoje eu nunca tinha pensado em como surgiram os primeiros esmaltes, só me lembrava que durante a minha infância reinavam os tons clarinhos (rosa, branquinho blé) e os vermelhos! =P

Então, resolvi procurar algo sobre a história dos esmaltes, espiem o que eu encontrei!


Da história

As origens dos primeiros esmaltes são de mais ou menos 3500 a. C., quando as mulheres egípcias aplicavam uma tintura de henna preta nas unhas. As cores mais vibrantes eram apenas para o uso da família real (talvez por isso sejam as preferidas hoje em dia!). Cleópatra tinha uma clara preferência pela tonalidade vermelho-escura. Já Nefertiti gostava mais do esmalte tom rubi. (Divas!)


Cleópatra ostentava esmaltes vermelhos, que eram indicativos de poder. (Retirado da net).

O mesmo poder de distinção social também era perceptível entre os chineses. Em meados do século 3 a.C., o uso de tons vermelhos e metálicos (feitos com soluções de prata) significavam a ocupação de um lugar privilegiado na hierarquia social. Para os romanos, o foco eram os tratamentos com materiais abrasivos que faziam o polimento das unhas.
Até o século XIX, os cuidados eram basicamente para obtenção de unhas curtas e que estivessem moldadas por uma boa lima (tataravó da lixa). Em alguns casos, as unhas eram ligeiramente perfumadas com óleo e polidas com uma tira de couro. Vale lembrar que nessa época, era uma importante virtude ser recatada e a extravagância dos esmaltes não era nenhum pouco prestigiada.
Até essa época, uma das grandes descobertas foi a invenção do palito até hoje utilizado para a remoção das cutículas. No começo do século XX, os esmaltes começaram a recuperar espaço com o uso de soluções coloridas que não permaneciam fixadas mais do que algumas horas. Somente em 1925, na França, durante estudos que desenvolviam tinturas para carros (!!!), foram descobertas as primeiras soluções que se assemelham com os esmaltes de hoje, que eram basicamente pretos e marrons.
Depois disso, a primeira versão oficial do esmalte era de um tom rosa-claro e era aplicado no meio das unhas, como era moda na década de 1930. Aí então,  a “pintura” nos dedos do pé e da mão fazia muito sucesso entre as grandes estrelas do cinema hollywoodiano, como Rita Hayworth e Jean Harlow. 

Esmalte da GRANADO, em homenagem à Rita Hayworth (década de 30-40), atriz e bailarina norte-americana, pioneira dos esmaltes! =)
Nessa época foi criado também o  afastador de cutículas, para facilitar a vida das mulheres, porque antes era tirado com ácido e tesouras. No ano de 1932, os irmãos Charles e Joseph Revlon (da importada REVLON) custearam a invenção de um novo tipo de esmalte, mais brilhante e com um leque variado de tonalidades.

O esmalte ao longo do tempo. (Retirado da net)


Depois, a tecnologia avançou também para os cosméticos e as unhas postiças apareceram como uma boa alternativa de se chamar a atenção sem gastar horas na manicure. Hoje sabemos que há uma grande variedade de marcas, cores, estilos, inspirações e nail art para todos os gostos e bolsos, e que as cores e coleções lançadas têm influência e inspiração na moda, em geral.

Então, só nos resta curtir a nossa paixão!


Fontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário