Dicionário Esmaltesco

Sei que algumas apaixonadas estão iniciando no mundo dos esmaltes e por isso surgem diversas dúvidas, principalmente em alguns termos usados aqui no blog. Mesmo pra quem não é tão iniciante assim, é sempre bom dar uma olhada nas diferenças e nos significados dos termos.

Espero que seja útil e aceito sugestões!


3 Free:
Sempre costumo colocar nos posts se os esmaltes são 3 Free. Isso quer dizer que eles são livres das três principais substâncias causadoras de alergia: Tolueno, DBP (Dibutyl Phtalate) e Formaldeído. Tolueno é o solvente tradicional do esmalte, enquanto o DBP é usado como plastificante e aumenta o brilho e flexibilidade. Já o formaldeído, uma das substâncias que compõem o formol, está presente em algumas resinas de esmalte para aumentar a aderência, brilho e durabilidade. Já existem, inclusive, esmaltes que são 5 Free. ;)

Base:
É um esmalte transparente, usado ANTES da esmaltação. Geralmente tem substâncias que fortalecem as unhas. Não confunda com Top Coat. ;)

Blister:
Tipo de embalagem em forma de bolha, que alguns esmaltes são vendidos. Geralmente encontradas em farmácias. Garantem o lacre do esmalte e sempre trazem informações extras sobre os esmaltes e coleções.
Embalagem blister.

Branquinho da unha:
Se o esmalte não tem consistência muito boa, costumo dizer que dá pra ver o 'branquinho da unha'. Isso quer dizer que ainda é possível ver a ponta das unhas, em unhas longas, ou seja, a parte branca.

Cintilante:
Tipo de acabamento diferente do cremoso e do metálico. Lembra aqueles esmaltes da vovó, porque tem muito brilho, geralmente metalizado.

Craquelado:
Tipo de cobertura que dá efeito quebradiço ao esmalte. Sempre deve ser usado com outro esmalte por baixo, para que o efeito craquelado seja evidente. Melhor ver a foto.


Dupe:
É um termo usado quando um esmalte é idêntico a outro. Mas tem que ser idêntico mesmo, tanto na cor, quanto na consistência e no brilho.
Exemplo: 'o esmalte X é dupe do esmalte Y'.


Filha Única:
Tipo de esmaltação em que a unha do anelar é pintada de maneira diferente das demais. Pode ser diferente pela cor, pela estampa ou pela textura. Pode também ser diferente pela aplicação de um adesivo ou por uma nail art.

Flocado:
Cobertura do esmalte parecida com Glitter, mas que tem um efeito mais grosseiro, como se fossem flocos, mesmo. Se ainda está em dúvidas, dá pra ver esse post aqui.

Glitter:
Geralmente são esmaltes de base transparente com brilhinhos coloridos. Os mais básicos são dourados e prateados. Mas também podem ser coloridos e com vários formatos e tamanhos de 'bolinhas'. Tendem a aumentar a durabilidade do esmaltes, mas podem ficar ásperos nas unhas e precisar de top coat.


Glass Flacks: (ou glass flacked)
Refere-se ao brilho que alguns esmaltes tem que se parece com o efeito de 'vidros quebrados' dentro do esmalte. É aquele brilho que é visível tanto no esmalte quanto nas unhas, mas sem ser cintilante. Não entendeu? Esse esmalte aqui é um típico exemplo.

Homa Manicure:
Não sei de onde vem esse nome, mas a Homa Manicure é um tipo de esmaltação em que duas cores de esmalte se combinam. Geralmente, esmalta-se o dedinho e o anelar de uma mão com a mesma cor do dedo médio, indicador e dedão da outra. Expliquei como faz nesse post aqui.

Indie: (ou Indie Polish)
São também conhecidos como 'esmaltes caseiros'. Há várias marcas novas que produzem esmaltes em pequena escala e artesanalmente. Geralmente são glitters e custam mais caro, pois o custo de produção também é elevado. Isso é um Indie. A única marca que eu já mostrei no blog, porque é a única de Indies que eu tenho, é Penélope Luz.

Magnético:
Tipo de esmalte que possui em sua composição partículas metálicas (que não são tóxicas) que tem propriedades magnéticas. Isso significa que é possível fazer 'desenhos' com essas partículas, utilizando ímãs específicos. Mostrei um magnético aqui.

Marca o Pincel:
Essa é uma expressão muito utilizada quando o acabamento do esmalte é cintilante ou metálico e dá pra ver por onde as cerdas do pincel passaram durante a esmaltação. Pra entender melhor, é só ver um exemplo de pincel bem marcado, nesse post aqui.

Matte: (ou fosco)
É o efeito foco de um esmalte. Pode ser obtido pelo próprio esmalte, ou pela utilização de uma base fosqueadora.

Mix and Match: (ou Mix n' Match)
Em tradução literal e tosca, significa 'Combinar e Misturar'. É muito mais do que isso, na verdade. Significa pintar uma unha de cada jeito, combinado texturas, estampas e padrões. Eu já fiz exemplos de Mix and Match aqui e aqui.


NOTD ou NOTW:
Siglas, em ingês, para 'Nail Of The Day' (Unha do Dia) e 'Nail Of The Week' (Unha da Semana).

Nail Art:
Em bom português, é algo como 'Arte na Unha'. É qualquer tipo de desenho, adesivo, tatuagem ou técnica que não seja apenas a esmaltação comum.

Ombré:
Técnica de esmaltação, geralmente feita com uma esponja, em que se forma um degradê de cores na unha. Pode ser feito com duas cores de esmaltes diferente, inclusive com glitter. Já mostrei vários exemplos de ombré aqui no blog.

Release:
Sinônimo de 'lançamento'. É só mais uma palavra pomposa pra significar novidade, no mundo dos esmaltes. Assim, 'releases', são quase como propagandas sobre o que tem de novo: coleções, marcas, produtos, etc.

Shimmer:
São brilhinhos bem discretos no esmalte, que podem ter diversas cores, inclusive diferente da cor do próprio esmalte. Muitas vezes, o shimmer é visível apenas no vidrinho do esmalte, e no sol mas não nas unhas e nem na sombra. É bem discreto, mais do que o Glass Flacks.

Studs:
São tachinhas, geralmente de metal, muito usada em roupas punk. No nosso contexto, os studs são menores e podem ser colados nas unhas com o esmalte.

Swatches:
É um termo que vem do inglês, claro, mas que não tem tradução. Mas basicamente significa 'experimentar' ou 'testar', no caso, nas unhas.

Top Coat: (ou roxinho)
Esmalte transparente, também conhecido como 'base'. Geralmente tem a cor ou a embalagem roxa, daí o apelido 'roxinho'. São muito úteis para facilitar a secagem do esmalte, tirar e concertar borrões e evitar as nail art de lençol.



Unhas Gêmeas:
Combinação em que duas unhas, geralmente do dedo médio e do anelar, são esmaltadas com cor, padrão ou textura diferente das demais. Quase como na Filha Única, só que em duas unhas e iguais.


Mais alguma palavra ou expressão que você viu no Paixão Esmaltesca e desconhece?
Me avise, pra eu incluir no dicionário!

Beijos e até mais!


2 comentários:

  1. Sério, eu ameeei o Dicionário Esmaltesco, porque várias vezes eu já te perguntei o que significava!
    Ótima ideia! ;)

    ResponderExcluir